Agência Panafricana de Notícias

África defende transformação digital para estimular seu crescimento económico

Cotonou, Benin (PANA) - O diretor do Reforço das capacidades comerciais da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI), Bernardo Sarmiento, considerou, segunda-feira, a transformação digital como o principal motor de inovação e de crescimento sustentável suscetível de garantir que a quarta revolução Industrial transforme África numa potência global.

Sarmiento fez esta consideração no quadro de uma 53.ª Conferência dos Ministros Africanos das Finanças, Planeamento e Desenvolvimento Económico, iniciada na segunda-feira em Cotonou.

“A população africana é uma oportunidade para permitir o desenvolvimento socioeconómico digital, mas a transformação digital deve ser inclusiva para todos”, frisou Sarmiento neste painel sobre o lema “Fazer da quarta revolução industrial um sucesso para África.”

Por sua vez, o comissário da União Africana (UA) para Infraestruturas e Energia, Amani Abou-Zeid,  exortou os países africanos a investirem em tecnologias e inovações para produzir a industrialização, promover a integração regional, o crescimento económico inclusivo, empregos e quebrar a fratura digital.

A seu ver, este investimento tem a vantagem de erradicar a pobreza, reduzir desigualdades e garantir um livre fluxo de bens e serviços no continente.  

"Não há industrialização sem tecnologia", defendeu  do seu lado Stella Ndabeni-Abrahams, ministra sul-africana de Comunicações e Telecomunicações.

Exortou os países africanos a unirem forças para a transição para a economia digital, fazendo com que "nenhum país fique atrás."

A 53.ª Conferência dos Ministros Africanos das Finanças, Planeamento e Desenvolvimento Económico decorre em Cotonou sob a égide da Comissão Económica para África (CEA), sob o lema "A industrialização sustentável e a diversificação de África na era digital no contexto da Covid-19."

Num comunicado de imprensa, os membros deste painel defenderam a transformação digital para impulsionar o crescimento económico em África.

-0- PANA IT/IS/MAR/DD 22março2021