Agência Panafricana de Notícias

África do Sul homenageia herói da libertação Philip Kgosana

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - As homenagens multiplicaram-se na África do Sul em memória do herói da libertação Philip Lgasana, que faleceu esta quinta-feira aos 81 anos de idade, em Pretória, depois duma curta doença.

O antigo dirigente do Congresso Panafricano (PAC) deve a sua celebridade à organização, em 1960, na Cidade do Cabo, duma marcha que reuniu 30 mil pessoas para denunciar as leis segregacionistas impostas pelo apartheid.

Esta manifestação coincidiu com uma outra em Sharpeville, arredores de Joanesburgo, onde 69 pessoas foram mortas e várias outras ficaram feridas, numa tragédia que suscitou a
indignação da comunidade internacional e abriu a via ao processo que desembocou no isolamento do regime de apartheid.

Kgosana foi depois detido e a repressão da Polícia nos dias seguintes fez três mortos e 26 feridos.

O Presidente Jacob Zuma apresentou as suas condolências à família do defunto, enquanto o partido da oposição EFF (Combatentes da Liberdade Económica) considera que os sacríficios de Kgosana são a prova de que os jovens podem também ter um impacto no curso dos eventos.

"Nunca se é demasiado jovem para se engajar na revolução. Com efeito, é o dever da juventude proteger os oprimidos dos abusos dum Governo opressivo", declarou Mbuyiseni Ndlozi, porta-voz da EFF.

-0- PANA CU/MA/NFB/JSG/MAR/IZ 20abril2017