Agência Panafricana de Notícias

África do Sul condena tentativa de golpe de Estado no Gabão

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) – A África do Sul condena a tentativa de golpe de Estado de segunda-feira última no Gabão, reafirmando o princípio de rejeição total, pela União Africana (UA), de qualquer mudança de poder contrária à Constituição.

Num comunicado, o Ministério sul-africano da Cooperação e Relações Internacionais condenou « nos termos mais fortes possíveis a tentativa de golpe de Estado que visou derrubar o Governo democraticamente eleito na República do Gabão ».

O Governo gabonês declarou segunda-feira à noite ter retomado o controlo da situação na sequência da tentativa de golpe de Estado perpetrada por soldados rebeldes, segunda-feira última de manhã.

« A calma voltou, a situação está sob controlo », garantiu o porta-voz do Governo, Guy-Bertrand Mapangou.

« Vários soldados cercaram, na madrugada de segunda-feira, à rádio estatal, apelando aos cidadãos para expulsarem o Presidente da República, Ali Bongo Ondimba, atualmente em convalescença em Marrocos, depois de ter sofrido um acidente vascular cerebral em outubro último na Árabia Saudita.

Segundo o Governo, dois soldados rebeldes foram abatidos e três outros estão em detenção neste país dirigido, há cinco décadas, pela família Bongo.

-0- PANA CU/MA/NFB/JSG/FK/DD 8jan2019