Agência Panafricana de Notícias

Óbitos da covid-19 aumentam para 152 em Cabo Verde

  Praia, Cabo Verde (PANA) - Cabo Verde registou, nas últimas 24 horas, mais duas mortes por complicações associadas à covid-19, o que faz subir para 152 o acumulado de óbitos resultantes das infeções pelo novo coronavírus no arquipélago, apurou a PANA de fonte oficial.  

Em comunicado, o Ministério da Saúde explica que os novos óbitos ocorreram no concelho de São Miguel, na ilha de Santiago.

Na mesma altura, foram diagnosticadas mais 63 infetados pelo novo coronavírus, elevando para 15.621 os casos acumulados da covid-19, desde 19 de março de 2020, quando foi anunciado o primeiro paciente da pandemia, no país.  

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério, os laboratórios de virologia do arquipélago processaram 953 amostras desde quarta-feira, com o concelho da Praia, onde se situa a capital do país, a confirmar mais seis infetados (em 141 amostras), contando agora com 212 casos ativos.

Ainda na ilha de Santiago foram confirmados casos do novo coronavírus nos concelhos de Santa Catarina (sete), São Miguel (três), São Salvador do Mundo (um) e Ribeira Grande (um).

Na ilha de São Vicente foram confirmados 17 novos infetados (em 127 amostras), sendo atualmente outro dos focos da doença no arquipélago, com 46 casos ativos.

Foram ainda registados casos de covid-19 nas ilhas de São Nicolau (19), que passa a ter 90 casos ativos, Sal (seis), Santo Antão (um), Maio (um) e Fogo (um).

Nas últimas 24 horas, foram ainda dados como recuperados da doença 38 infetados, sendo agora de 14.959 o número de pacientes que tiveram alta depois de terem contraído a covid-19, em Cabo Verde.

O arquipélago registava, quinta-feira, 497 casos ativos da doença, enquanto dois infetados, estrangeiros, foram transferidos para os países de origem.

-0- PANA CS/IZ 05março2021