Agência Panafricana de Notícias

África subsariana com acesso recorde a antirretrovirais

Lagos, Nigéria (PANA) - A África subsariana registou em 2010 uma alta anual recorde de 30 porcento do número de pessoas que têm acesso ao Tratamento Antirretroviral (ART), indica um novo relatório divulgado por ocasião da celebração do Dia Mundial contra a Sida.

O relatório "Riposta Mundial ao HIV/Sida", divulgado conjuntamente pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pela UNICEF e pelo ONUSIDA e transmitido à PANA em Lagos, revela que três países (Botswana, Namíbia e Rwanda) conseguiram uma cobertura universal de 80 porcento em termos de prevenção do HIV, tratamento e outros cuidados.

A cobertura regional de ART era de 39 porcento em finais de 2010.

Cerca de 50 porcento das mulheres grávidas que vivem com o HIV recebem um tratamento para impedir a transmissão da mãe para a criança (PMTCT) do HIV, e 21 porcento das crianças infetadas estão à altura de receber um tratamento pediátrico do HIV.

No entanto, existem disparidades maiores relativas aos progressos realizados pelas diferentes regiões.

Assim, os países da África Austral e Oriental atingiram taxas de cobertura mais elevadas para o ART (56 porcento) e a PMTCT (64 porcento) que os países da África Ocidental e Central (respetivamente 30 porcento e 18 porcento).

-0- PANA SEG/NFB/JSG/CJB/IZ 02dez2011