Agência Panafricana de Notícias

África do Sul entrega doação ao PAM para lutar contra fome em África

Lusaka- Zâmbia (PANA) -- O Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas (PAM) felicitou-se, terça-feira, por uma doação de três milhões de rands (400 mil dólares americanos) do Governo sul- africano, sublinhando que ela vai ajudá-lo a alimentar milhares de famílias esfomeadas na região do Corno de África.
"O PAM continua extremamente grato ao Governo sul-africano por esta contribuição muito generosa e oportuna", declarou o emissário especial da agência onusina para o Corno de África, Ramiro Lopes da Silva.
Lopes da Silva explicou que a doação vai permitir distribuir rações alimentares vitais a populações extremamente vulneráveis na Etiópia e na Somália para as ajudar a fazer face ao impacto devestador da seca, dos preços elevados dos géneros alimentícios e à crise económica mundial.
De acordo com o PAM, a doação será dividida em partes iguais entre as suas actividades de emergência na Etiópia com um milhão e 500 mil rands (200 mil dólares americanos) e o apoio às operações de salvamento na Somália.
Esta última contribuição segue-se a uma doação de um milhão e 300 mil rands (173 mil dólares americanos) concedida em Maio de 2009 pelo Governo da África do Sul para as operações do PAM na Etiópia.
A África do Sul concedeu igualmente um milhão e 300 mil rands às operações na RD Congo em Março de 2009, elevando o total das suas contribuições este ano para cinco milhões e 600 mil rands (750 mil dólares americanos).
O PAM intensifica as suas operações em países como o Quénia, a Etiópia e a Somália, que sofrem da associação duma seca prolongada por conflitos recorrentes e um aumento contínuo dos preços dos produtos alimentares, bem como da crise financeira mundial.