Agência Panafricana de Notícias

Itália desembarga 2,5 biliões de euros de haveres líbios

Tripoli, Líbia (PANA) – A Itália levantou o embargo de dois biliões 500 milhões de euros dos haveres líbios, declarou sexta-feira em Tripoli o ministro italiano dos Negócios Estrangeiros, Franco Frattini.

Falando em conferência de imprensa conjunta com o presidente do Comité Executivo do Conselho Nacional de Transição (CNT) líbio, Mahmoud Djibril, Frattini que anunciou a reabertura de um gasoduto líbio, designado Green Strom, para a Itália para finais de outubro próximo.

Ele afirmou que a companhia petrolífera italiana ENI já assinou um memorando de entendimento com as novas autoridades líbias para a ativação dos projetos de petróleo e de gás na Líbia.

O chefe da diplomacia italiana indicou que o levantamento do congelamento dos fundos líbios se segue ao pedido do CNT.

Ele anunciou igualmente que uma delegação do seu país virá à Líbia para discutir sobre as modalidades desta questão.

Os dois responsáveis anunciaram o lançamento de projetos comuns, dos quais a evacuação para a Itália de cerca de 190 feridos líbios, a construção de várias escolas, a cooperação no domínio do desporto e a organização de jogos amistosos.

Djibril indicou que a cooperação militar também foi analisada e que «encontros entre peritos do Ministério líbio da Defesa e militares italianos serão proximamente».

-0- PANA BY/AAS/SOC/FK/DD 01out2011