Itália desdobra missão militar italiana no Níger

Roma, Itália (PANA) - Uma nova missão militar italiana será estabelecida no Níger com 470 soldados no quadro dum acordo entre os dois países para a formação das forças militares locais, soube-se de fonte parlamentar no local.

O estabelecimento da missão militar italiana foi aprovada quarta-feira pelo Parlamento da Itália mas a data do seu desdobramento no Níger ainda não foi revelada, de acordo com a mesma fonte.

O Parlamento italiano também aprovou o reforço da sua presença militar na Líbia, onde, em agosto de 2017, chegara o primeiro navio da sua marinha ao porto de Trípoli, a pedido do Governo líbio, referiu a mesma fonte.

Reagindo à aprovação pelo Parlamento destas missões, o primeiro-ministro italiano, Paolo Gentiloni, escreveu num tweet que o gesto se inscreve no âmbito da cooperação para a paz, o desenvolvimento e estabilidade e contra o terrorismo e o tráfico de seres humanos no mundo.

Mencionou ainda a presença militar do seu país, no mesmo contexto, no Afeganistão, no para Iraque, no Kosovo, na Líbia e na Nigéria, entre outros países.

A Itália anunciou recentemente a sua vontade de reduzir sua presença militar no Iraque e no Afeganistão a favor das suas novas cruzadas no norte da África contra a emigração ilegal e  ameaças terroristas, refere-se.

-0- PANA YY/IN/DIM/DD 19jan2018



19 Janeiro 2018 12:30:18


xhtml CSS