Itália concede 40 milhões de euros para paz em África

Addis Abeba- Etiópia (PANA) -- O Governo italiano vai disponibilizar 40 milhões de euros para apoiar os esforços de paz e segurança em África, declarou quinta-feira em Addis Abeba o presidente cessante da Comissão da União Africana (UA), Alpha Oumar Konaré.
Estes fundos, que serão encaminhados através da Facilidade Italiana de Apoio à Paz em África, permitirão apoiar os princípios e as acções da UA a fim de reforçar as suas instituições e capacidades logísticas e operacionais com vista a promover a paz e segurança, declarou Konaré.
Para a Itália, a Facilidade de Paz constitui um quadro importante graças a sua acção política a favor da estabilidade e segurança em África, baseada no princípio da propriedade e da parceria, acrescentou.
Konaré anunciou na 10ª Sessão Ordinária da UA, que decorre na capital etíope, Addis Abeba, ter assinado a 8 de Dezembro último em Lisboa (Portugal) com o primeiro-ministro italiano, Romano Prodi, um acordo relativo à facilidade.
Os recursos fornecidos pela facilidade ajudarão a UA a reforçar as suas instituições e as suas capacidades de prevenção, gestão e resolução de conflitos, frisou o presidente da Comissão da UA.

01 Fevereiro 2008 10:24:00




xhtml CSS