Itália chamada a explicar sua decisão de aumentar tropas em solo líbio

Tripoli, Líbia (PANA) - O Governo líbio pede esclarecimentos urgentes à Itália sobre a sua decisão de aumentar a sua tropa no território líbio, soube-se em Tripoli de fonte diplomática.

O pedido líbio foi formulado sexta-feira pelo ministério dos Negócios Estrangeiros do Governo da Unidade Nacional na sequência da aprovação, quarta-feira última, desta decisão pelo Parlamento italiano.

Segundo um comunicado divulgado pela agência de notícias líbia (LANA), o ministério dos Negócios Estrangeiros da Líbia entregou um memorando à embaixada italiana em Trípoli sobre esta matéria.

Ativistas e políticos líbios expressaram a sua oposição a esta decisão da Itália, afirmando, num comunicado divulgado sexta-feira de manhã cedinho, que a presença militar italiana no solo líbio "viola a soberania da Líbia, a sua independência, a sua integridade territorial e a segurança nacional. Esta vai de encontro com as regras do direito internacional e da Carta das Nações Unidas ".

O Parlamento italiano votou quarta-feira última o envio de cerca de 470 tropas ao Níger e o desdobramento dum excedente de elementos na Líbia, elevando a 400 o número de soldados italianos neste país.

-0- PANA BY/DIM//DD 20jan2018

20 Janeiro 2018 16:38:15


xhtml CSS