Investidura de Obama faz manchete no Senegal

Dakar- Senegal (PANA) -- A investidura do 44º Presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, cujo pai é de origem Queniana, fez manchete nos diários senegaleses desta semana.
"Obama Assume Comando dos EUA", escreve o diário privado "Le Matin".
"Obama no Lugar", responde em eco o diário "Le Quotidien" que fala sobre o seu predecessor, George W.
Bush, de que recorda "a visita relâmpago no Senegal e os desgostos causados aos habitantes da ilha de Goré".
Para o diário pró-governamental "Le Soleil", que publica o discurso do novo Presidente, "Obama simboliza o triunfo da esperança sobre o medo".
O discurso de investidura do 44º Presidente americano é uma "celebração da esperança", indica o Le Soleil, pois, "traduz uma ruptura com o unilateralismo americano para abrir as portas de um mundo onde a potência se veste de humildade e onde o diálogo das nações prima sobre os ultimatos".
O diário privado "Walfadjiri" ressalta que "ao longo do seu discurso à nação americana o novo Presidente americano mostrou o patriotismo, o orgulho e a convicção segundo a qual a América é a mais forte, mais poderosa".
O "Sud Quotidien" foi o único jornal que fez o paralelo entre a política interna do Senegal e a investidura de Obama com o título "Incerteza em Dakar, Certeza nos EUA", referindo-se aos desacordos políticos entre a oposição e o poder no que diz respeito às eleições autárquicas previstas em Março próximo.

24 Janeiro 2009 10:54:00


xhtml CSS