Inundações deslocam cinco mil pessoas no centro da Somália

Mogadíscio, Somália (PANA) – Inundações consecutivas a chuvas torrenciais obrigaram quase cinco mil pessoas a deixar as suas casas, em Beledweyne, capital da província encravada de Hiraan, no centro da Somália, anunciou esta quarta-feira o adjunto do governador local para os Assuntos Sociais, Sheikh Hussein Othman.

Vários milhares de famílias precisam de forma urgente de ajuda humanitária depois de as inundações as obrigarem a deslocar-se e deixar os seus domicílios, precisou.

O presidente da Câmara Municipal de Beledwyne, Mohamed Othman Abdi, indicou numa declaração à imprensa, que inundações do rio Shabelle provocaram problemas  às populações da cidade, acrescentando que mais de quatro mil pessoas foram deslocadas para aldeias vizinhas.

Várias dezenas de barragens algumas das quais criadas em 1920 pelos colonos italianos foram montadas sobre os rios Shabelle e Juba para a cultura de bananas e legumes que dependem das águas dos rios, sem nunca ser melhoradas pelos diferentes Governos da Somália independente.

-0- PANA YY/IN/JSG/IBA/FK/IZ 25abril2018

25 أبريل 2018 18:20:32


xhtml CSS