Instituto alimentar senegalês vence prémio de $ 100 mil do BID

Dakar- Senegal (PANA) -- O Instituto de Tecnologia Alimentar (ITA) do Senegal venceu um prémio de 100 mil dólares americanos concedido pelo Banco Islâmico de Desenvolvimento (BID), soube terça-feira a PANA no local.
"Este prémio vai permitir à ITA certificar os nossos diferentes laboratórios", explicou à imprensa Ababacar Ndoye, director de Pesquisa e Desenvolvimento da ITA.
"Trabalhamos com vários actores entre os quais privados que exportam para o mercado europeu, isso nos permitirá atestar os nossos resultados de pesquisa e melhorar o acesso dos nossos produtos para estes mercados", acrescentou.
Segundo Ndoye, é a primeira vez que este prémio Ciência e Tecnologia do BID é atribuído a um instituto de pesquisa dum país da África Subsariana.
O director de Pesquisas da ITA explicou que este prémio vem recompensar as numerosas pesquisas efectuadas pelo seu instituto no domínio da transformação dos legumes, dos cereais e do leite, actualmente exploradas por organizações femininas e por privados.
Lembrou que o instituto venceu em Setembro último o prémio internacional "Céréales Award" do grupo francês Danone especilizado em produtos alimentares.
A ITA é um instituto público de Pesquisa de Desenvolvimento encarregue essencialmente da valorização dos recursos alimentares locais através da pesquisa, da transformação, do condicionamento, da conservação, etc.

29 Maio 2007 21:44:00


xhtml CSS