Insegurança aumenta nos aeroportos da Nigéria

Lagos, Nigéria (PANA) – A segurança em torno dos aeroportos da Nigéria tornou-se preocupante nos últimos meses em que a circulação dos aviões das companhias aéreas nas pistas foi várias vezes perturbada por intrusões de pessoas e animais.

Terça-feira última, um presumível doente mental errante na pista da ala local do aeroporto internacional Murtala Mohammed em Lagos ia sendo atropelado por um avião em plena aterragem, noticiou este domingo o jornal local «Thisday ».

O jornal indica que um outro desconhecido obrigou igualmente um avião prestes a descolar a desligar os seus motores para evitar a aspiração do intruso pelos reatores.

Os pilotos dos dois aviões advertiram a torre de controlo, que enviou agentes de segurança para retirar os dois homens.

Foi a última de uma série de episódios ocorridos algumas semanas após a descoberta, no mesmo aeroporto, do cadáver de um passageiro clandestino preso ao trém de aterragem dum avião.

Na cidade petrolífera de Port Harcourt, um avião que estava a aterrar no aeroporto local atropelou bois que procuravam pasto na pista.

Estas incursões são  imputadas ora a uma falta de vedação em torno dos aeroportos ora a uma falha na segurança em torno destas infraestruturas altamente sensíveis.

-0- PANA SEG/ASA/SSB/FK/IZ 18nov2012

18 Novembro 2012 15:05:19




xhtml CSS