Agência Panafricana de Notícias

Inquérito considera acidental origem de Incêndio no Mercado Central de Bujumbura

Bujumbura, Burundi (PANA) – O incêndio espetacular que destruiu o mercado central de Bujumbura a 27 de janeiro último teve uma origem “acidental”, indica os resultados de um inquérito do Tribunal Geral da República.

Segundo um relatório, um curto-circuito num pavilhão de venda de objetos inflamáveis estaria na origem do sinistro favorecido pela desordem que reinava no interior do mercado onde as vias de socorros reservadas para a passagem de camiões dos bombeiros foram obstruídas por instalações improvisadas e fraudulentas.

O ex-diretor-geral da Empresa de Gestão do Mercado Central de Bujumbura (SOGEMAC), Cyrien Horugavye , e o ex-responsável da Câmara Municipal da cidade, Evrad Giswaswa, foram detidos no mesmo contexto para responder pela gestão anárquica deste mercado considerado recentemente como o pulmão económico do país antes de ser reduzido a cinzas.

O relatório de inquérito põe igualmente em causa os bombeiros cuja intervenção não teria sido bastante rápida.

O sinistro foi finalmente controlado graças a intervenção dum helicóptero anti-incêndio proveniente do vizinho Rwanda para ajudar os bombeiros impotentes do Burundi.

Dois meses após, os antigos comerciantes, avaliados em cinco mil pessoas, esperam sempre para ser restabelecidos num novo mercado em curso de construção na periferia noroeste de Bujumbura, a capital burundesa, graças a um vasto movimento de solidariedade interna e externa, indica-se.

-0- PANA FB/JSG/FK/DD 25março2013