Início da 15ª sessão do Conselho Executivo da UA

Sirtes- Líbia (PANA) -- A 15ª sessão do Conselho Executivo da União Africana (UA) iniciou os seus trabalhos domingo em Sirtes, na Líbia na presença do líder líbio, Muamar Kadafi, presidente em exercício da organização panafricana.
Esta sessão realiza-se em prelúdio à 15ª sessão ordinária da Conferência dos Chefes de Estado e Governo sob o lema "Investir na Agricultura para o Crescimento Económico e a Segurança Alimentar".
O Conselho Executivo da União Africana (reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros) está a trabalhar numa série de relatórios saídos das diferentes conferências ministeriais organizadas sob a égide da UA desde a última cimeira de Addis Abeba, na Etiópia, em Fevereiro último.
Mas, é sem dúvida a transformação da Comissão da União Africana numa Autoridade que vai focalizar a atenção dos ministros dos Negócios Estrangeiros, nomeadamente as atribuições desta Autoridade e os seus domínios de competências.
O Conselho deverá igualmente pronunciar-se sobre diversas questões de interesse continental que foram objecto de estudos e de recomendações durante a reunião do Comité dos Representantes Permanentes (COREP) dos Estados membros encerrada sábado em Sirtes, centro da Líbia.
Os trabalhos dos ministros dos Negócios Estrangeiros serão sancionados terça-feira por decisões, bem como propostas a submeter à adopção dos chefes de Estado e de Governo que iniciarão a sua sessão quarta-feira em Sirtes.
Entre as questões importantes que serão debatidas pelo Conselho Executivo figuram o exame do relatório do presidente da Comissão da União Africana, Jean Ping, bem como o sobre a aplicação da decisão da Conferência sobre o abuso do princípio da competência universal.
Alguns pontos propostos pelos Estados membros serão também estudados pelos ministos dos Negócios Estrangeiros da União Africana.

28 Junho 2009 18:49:00




xhtml CSS