Iniciativa sobre energias renováveis apresentada à cimeira da UA em Addis Abeba

Cairo, Egito (PANA) – A iniciativa sobre as energias renováveis, adotada durante a conferência de Paris sobre as mudanças climáticas, em dezembro último, vai ser apresentada aos chefes de Estado e de Governo reunidos na 26ª cimeira da União Africana (UA), aberta este sábado em Addis Abeba, na Etiópia, anunciou o ministro egipcío do Ambiente, Khaled Fahmi.

Fahmi que falava, sexta-feira, na sua qualidade de presidente do Grupo de Ministros Africanos do Ambiente, disse que ''provamos que África é forte com o Egito e o Egito é forte com África, de modo que as relações são mútuas pois somos uma parte do nosso continente''.

Os esforços do Egito na presidência do grupo africano durante a Conferência de Paris foram coroados pelo lançamento da Iniciativa Africana para as Energias Renováveis (IAER) e que foi saudada pelos participantes, beneficiando do apoio material da parte dos doadores.

Assim, a França anunciou que vai contribuir dois biliões de euros, enquanto a Alemanha anunciou que os sete países mais industrializados (G-7) do mundo afetaram 10 biliões de dólares americanos às energias sustentáveis, dos quais três biliões às energias renováveis, disse o ministro egípcio.

Um dos principais objetivos desta iniciativa é elevar a conexão eletrónica em África de 30 porcento para 70 porcento.

-0- PANA AD/IN/TBM/CJB/IZ  30jan2016

30 Janeiro 2016 22:37:05




xhtml CSS