Infeção por HIV/SIDA em diminuição em São Tomé e Príncipe

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - A taxa de infeção por HIV/SIDA em São Tomé e Príncipe é de 0,5 porcento, segundo dados do Programa Nacional de Luta contra a doença (PNLS) divulgados sexta feira em São Tomé.

“A situação do HIV/SIDA não é má em São Tomé e Príncipe mas é muito encorajadora para o desafio que a ONUSIDA nos impõe”, afirmou Bonifácio de Sousa, diretor do PNLS, em declarações à imprensa,

Segundo este responsável, existe uma tendência de diminuição e estudos realizados em 2014 revelam que a prevalência na população saiu de 1,5 porcento a 0,5 porcento.

O medico assegurou que São Tomé e Príncipe trabalha no sentido de eliminar novas infeções por HIV/SIDA.

Até 2030, São Tomé e Príncipe comprometeu-se, com apoio da ONUSIDA, a diagnosticar noventa porcento das pessoas portadoras do vírus, e igualmente colocar em tratamento esta mesma percentagem e suprimir a carga viral.

Essa nova estratégia foi divulgada no dia em que o pais comemorou o dia internacional da doença (sexta-feira) com a realização de uma marcha, uma feira de saúde no centro da cidade capital com a disponibilização de todos os serviços médicos e preventivos no arquipélago santomense.

-0- PANA RMG/DD 02nov2017

02 Dezembro 2017 12:03:09


xhtml CSS