Inauguração do parque natural da Serra Malagueta em Cabo Verde

Praia- Cabo Verde, 06 fev (PANA) -- O primeiro-ministro cabo- verdiano inaugurou na tarde de quarta-feira o Parque Natural da Serra da Malagueta, na ilha de Santiago, um dos seis previstos na primeira Rede Nacional de áreas Protegidas, soube-se quinta-feira na Praia de fonte segura.
Com uma área de 2.
600 hectares e uma altitude de cerca de 1.
000 metros, o Parque Natural aberto oficialmente por José Maria Neves é uma reserva botânica onde foram inventariadas 110 espécies da flora.
Dessas espécies registadas, 23 são utilizadas pelas comunidades locais para o tratamento de doenças, desde o alívio de dores musculares, tosse e dores de garganta, até recuperação de fracturas ósseas ou no combate a febre.
A inauguração deste parque, que é considerado como um dos locais "mais aprazíveis" de Cabo Verde, foi o ponto alto da visita de três dias que o chefe do Governo cabo-verdiano efectuou esta semana ao concelho de Santa Catarina, local onde, antes de ascender ao cargo de Primeiro ministro, foi o seu presidente da Câmara Municipal.
José Maria Neves aproveitou a ocasião para dirigir uma mensagem especialmente a centena de alunos de uma escola existente num dos picos montanhosos da localidade, a quem exortou a terem uma postura ecológica, preservando espécies raras e tirando partido do ambiente para o seu bem-estar e desenvolvimento do país.
O governo cabo-verdiano aprovou em finais do ano passado a legislação que cria um conjunto de seis parques naturais, com o objectivo de proteger e conservar algumas espécies vegetais endémicas de Cabo Verde existente nesses locais.
Os referidos parque situam-se nas ilhas de Santiago (1) Fogo (1) São Vicente (1), São Nicolau (1) e Santo Antão ( 2 ).

07 février 2003 12:43:00


xhtml CSS