Imprensa saúda civismo de eleitores centro-africanos

Bangui- RCA (PANA) -- Jornais centro-africanos saudaram por unanimidade o entusiasmo demostrado pelas populações durante as eleições presidenciais e legislativas de domingo no país.
"Bozizé está à frente", titula na sua manchete o diário Le Citoyen, congratulando-se com a paciência e com o civismo demostrados pelos centro-africanos no "cumprimento" do seu dever.
Por seu lado, o Le Confident, um outro diário de Bangui, titula a sua manchete "as surpresas de Bangui", sublinhando que "contra todas expectativas, o Presidente cessante François Bozizé lidera a contagem em todos os bairros de Bangui, mesmo aqueles tradicionalmente favoráveis ao RDC, partido do ex-Presidente André Kolingba".
"François Bozizé provável Presidente da República", escreve por seu turno o semanário Solidarité, elogiando a boa postura do candidato Bozizé em Bangui, recordando a sua campanha eleitoral levada a cabo com meios impressionantes, face aos dos seus adversários "carentes de recursos".
Quanto ao diário Le Démocrate, com a manchete "A transparência desistiu", escreve que as forças da ordem "desmantelaram uma grande rede de fraude criada por alguns candidatos às legislativas e por um grupo de activistas".
Os primeiros resultados oficiais devem ser publicados esta segunda- feira durante uma conferência de imprensa dirigida pelo presidente da Comissão Eleitoral Mista Independente (CEMI), Jean Willybiro Sako, em Bangui.

14 Março 2005 21:36:00


xhtml CSS