Imprensa pública decreta greve de um dia no Burkina Faso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – Uma semana após uma marcha de protesto, a imprensa pública burkinabe observa esta quarta-feira uma greve de um dia para reclamar por melhores condições de vida e de trabalho.

A maioria dos jornalistas da imprensa pública desertaram as suas redações para se concentrar diante da Bolsa do Trabalho, em Ouagadougou, respondendo ao apelo do seu sindicato.

No recinto da Televisão Pública (RTB) e da Rádio Nacional, apenas veículos de reportagem estavam estacionados, o mesmo acontecendo com o diário estatal « Sidwaya » e com a  Agência Burkinabe de Notícias (AIB).

Os programas da Rádio  e  da Televisão públicas ficaram largamente perturbados nesta quarta-feira, deixando lugar  à música.

Os grevistas exigem, entre outros, a elaboração e a adoção dum estatuto particular  para a melhoria considerável das suas condições de vida e de trabralho, a reclassificação de alguns agentes bloqueados desde 2004 e uma compensação para os que faleceram e os que foram admitidos à aposentação, bem como a harmonização e o aumento do subsídio de vestuário.

-0- PANA NDT/TBM/FK/IZ 7set2016

07 Setembro 2016 16:26:32


xhtml CSS