Imprensa preocupada com pesca com veneno no Lago Vitória

Dar es-Salaam- Tanzânia (PANA) -- A infirmação segundo a qual pescadores de certas regiões ribeirinhas do Lago Vitória utilizam veneno para capturar peixes chamou a atenção do Citizen (um diário independente tanzaniano) esta semana.
"A ausência de análises dos peixes tirados dos lagos e do Oceano Índico é parcialmnente responsável por esta utilização do veneno para a pesca", escreveu o Citizen, citando um relatório de peritos em ecologia.
Este documento, segundo a fonte, revelou a amplitude do problema e alertou do consumo dos peixes capturados mediante o uso de produtos químicos que, a seu ver, é a principal causa de cancros e outras complicações ligadas à reprodução.
De acordo com o Citizen, este relatório só recorda um problema existente desde há anos mas a que agências competentes nunca prestaram uma atenção urgente que merece.
"É notório que pescadores sem escrúpulos à volta do Lago Vitória e ao longo da costa utilizam pesticidas e outros produtos químicos nocivos para capturar peixes vendidos a consumidores ingénuos", relatou o jornal.
O Citizen estima que o ministério tanzaniano das Pescas e Recursos Animais bem como agências como a Tanzânia Food anf Drugs Authority (Autoridade de Fiscalização de Alimentos e Medicamentos) deveriam velar pela aplicação dos regulamentos existentes e tomar medidas suplementares a fim de lutar conta esta prática perigosa.
Este problema, acrescentou o jornal, persiste sobretudo devido à incumprimento do regulamento.
A ignorância do público favorece igualmente o uso contínuo do veneno na pesca, embora os pescadores estejam todos conscientes do perigo desta prática, não hesitam porém em utilizar produtos químicos para pescar, lamentou o diário tanzaniano.

24 Abril 2010 18:22:00


xhtml CSS