Imprensa ivoiriense especula sobre demissão de primeiro-ministro Guillaume Soro

Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) – A imprensa ivoiriense lançou especulações sobre uma iminente demissão, esta quinta-feira, do primeiro-ministro Guillaume Soro dado como o futuro presidente da Assembleia Nacional a ser eleito na próxima segunda-feira.

Os diários «Le Patriote » e « Nord Sud » dão todos como certa a demissão de Guillaume Soro esta quinta-feira.

"Soro vai-se embora", escreve o Nord Sud que adianta que, às 16:00 horas locais, o chefe do Governo ivoiriense deve apresentar o pedido da sua demissão e da de toda a equipa governamental ao Presidente da República, Alassane Ouattara.

Segundo o mesmo jornal, Soro tomará o caminho do hemicíclo, provavelmente para ocupar o posto mais alto da instituição legislativa, "um outro posto prestigioso para o líder das Forças Novas que se tornará, de repente, na segunda personagem do Estado".

O « L’Intelligent de Abidjan » titula igualmente "A demissão esperada do Governo hoje” e fala da eleição de Guillaume Soro à presidência da Assembleia Nacional, segunda-feira.

Para este diário, tudo indica que « o Governo do primeiro-ministro Guillaume Soro  deve entregar o seu pedido de demissão ».

« O chefe do Governo não continuará na Primatura. Eleito deputado de Ferkessédougou, a 11 de dezembro de 2011, Guillaume Soro vai tornar-se no presidente do Parlamento, partindo da decisão do chefe de Estado de ter em conta o Acordo de Pretória para a eleição do presidente da Assembleia Nacional”, escreve o “L’Intelligent d’Abidjan”.

O diário pró-governamental « Fraternité Martin » também fala de « aceleração » relativa à formação de um novo Governo esperada esta quinta-feira e da eleição do presidente da nova Assembleia Nacional na próxima segunda-feira.

«As coisas estão a acelerar-se. Após a reunião do Conselho de Ministros de ontem (quarta-feira), o presidente da República convocou à noite uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros para hoje (quinta-feira)”, escreve por sua vez o “Le Patriote”.

Segundo várias indiscrições, o primeiro-ministro Guillaume Soro entregará, durante esta reunião extraordinária, o pedido da sua demissão bem como da do seu Governo.

-0- PANA BAL/JSG/FK/IZ 08março2012

08 Março 2012 21:14:19


xhtml CSS