Imprensa destaca fórum sobre busca de consenso em Cabo Verde

Praia- Cabo Verde (PANA) -- A realização na próxima semana de um fórum para a procura de consensos sobre o futuro de Cabo Verde é o tema comum dos dois jornais publicados nos fins de semana na capital cabo-verdiana, apurou a PANA na cidade da Praia.
Este tema faz o grande título da primeira página da última edição do jornal "Horizonte".
"Para transformar Cabo Verde - Fórum debate construção de um quadro de consenso nacional", é o título escolhido por este semanário para noticiar que esta iniciativa visa uma "reflexão conjunta para a construção de um quadro referencial comum e consensual sobre a estratégia de transformação a longo prazo da economia de Cabo Verde".
O mesmo jornal titula ainda na primeira página: "Aldeia SOS de São Domingos recebe as primeiras famílias" e "PIB de Cabo Verde cresceu 4 por cento em 2002".
Ainda em destaque na edição desta publicação, os 43 anos da Independência do Senegal, celebrados sexta-feira, em que apresenta declarações do embaixador desse país a defender que Senegal e Cabo Verde devem "priorizar a parceria económica".
Quanto ao desporto, em destaque esá a demissão do seleccionador nacional de futebol, Oscar Duarte, que segundo jornal Horizonte que "tudo indica que a decisão do treinador estará relacionada com as repercussões causadas pelas palavras obscenas e inadmissíveis" em local público, proferidas no final do jogo contra o Togo.
" Esta edição do Horizonte vem acompanhada de um Suplemento Saúde que titula "Dia Mundial da Saúde - Cabo Verde aposta num Ambiente Saudável para as Crianças".
"Em busca de um designo nacional" é titulo escolhido pelo seminário privado "A Semana" para noticiar o fórum que vai discutir o desenvolvimento de Cabo Verde a longo prazo.
No entanto, a manchete da primeira página de "A Semana", é: "Máfia de medicamentos ataca novamente".
Escreva este semanário, que "as suspeitas actuais baseiam-se em relatórios feitos por responsáveis do INPS" nos concelhos de Santa Catarina e Santa Cruz, onde há "um consumo de medicamentos em excesso".
"Natura 2000 - dinheiro para baleia e camarão" é outro grande título da primeira página do jornal "A Semana", que diz tratar- se de um projecto, financiado pela União Europeia, e que preconiza "o estudo para a prospecção em profundidade de, baleias e golfinhos" nas águas cabo-vedianas, bem como a protecção de algumas espécies ameaçadas".
Em relação ao desporto, o "A Semana" traz o habitual suplemento "Lance" que titula: "Mais perto da glória - CAN - Cabo Verde isolado no 2.
º lugar".

06 Abril 2003 13:52:00


xhtml CSS