II Edição do CVMA distingue melhores da música cabo-verdiana

Praia, Cabo Verde (PANA) - A II Edição do Cabo Verde Music Awards (CVMA), que se realiza na noite deste sábado, vai distinguir, entre 53 nomeados, as 23 personalidades que mais se distacaram no panorama musical cabo-verdiano no decurso do ano findo, apurou a PANA na cidade da Praia de fonte da organização do certame.

Os nomes dos premiados serão anunciados no decorrer de uma gala musical, a  ter lugar no salão nobre do Palácio da Assembleia Nacional, e que que será transmitida em direto pela Televisão de Cabo Verde (TCV) e em diferido na RTPÁfrica, na Eco TV de Moçambique e na Televisão Pública de Angola.

Dos 23 prémios a serem atribuídos nesta segunda edição do maior evento musical cabo-verdiano, 19 foram já escolhidos por um júri e quatro por votação do público através do telefone, de SMS e da Internet.

Mantém-se apenas em aberto a escolha da melhor canção do ano, cuja votação, pelas mesmas vias, irá decorrer até ao início do evento, previsto para as 21:30 horas locais (22:30 TMG).

Para este prémio estão nomeados Dina Medina, Mirri Lobo, Mário Lúcio e Denis Graça, que atuarão nessa mesma noite ao vivo.

Os nomeados para as diversas categorias dos prémios CVMA são artistas com obras publicadas ao longo dos últimos 12 meses, nos mais diversos géneros musicais cabo-verdianos e internacionais.

A cantora cabo-verdiana Dina Medina, residente nos Países Baixos, é a artista com mais nomeações (seis), todas ligadas ao CD "Mornamente", designadamente Melhor Funáná, Morna, Coladera, Música do Ano, Álbum Acústico e Voz Feminina.

Por sua vez, o cantor Mirri Lobo, que este ano lançou o álbum "Caldera Preta", foi indicado para cinco prémios (Melhor Morna, Coladera, Música do Ano, Voz Masculina e Álbum Acústico).

O músico Tcheka, com o disco "Dor di Mar", concorre nas categorias de Funaná, Batuku/Kola Sandjon, Álbum Acústico, Produtor Musical e Compositor.

Por seu turno, o cantor Beto Dias, que na primeira edição venceu em três categorias, ficou nomeado para Melhor Cabozouk/Cabolove.

Este cantor, também residente nos Países Baixos, encontra-se também nomeado para o prémio da Melhor Voz Masculina, juntamente com Mirri Lobo, Ilo Ferreira e  Johnny Ramos.

Na disputa da Melhor Voz Feminina estão Mayra Andrade ("Studio 105"), Lura ("Best Of Live"), Dina Medina e Saudeh ("Lo Records").

A edição deste ano vai homenagear, com o Prémio Carreira, o cantor cabo-verdiano Bana, conhecido como o "Rei da Morna", que comemora domingo 80 anos e recebe, na véspera, esta distinção pelos 70 anos que já tem de percurso musical.

O início da gala será marcado por uma homenagem à Cesária Évora, falecida a 17 de dezembro de 2011 e vencedora do Prémio Carreira na primeira edição do CVMA.

Os artistas convidados para o evento são a cantora moçambicana Lizha James e o angolano Matias Damásio, que atuarão ao vivo na noite da gala, que contará ainda, como  novidade, com a atuação de uma banda residente, formada por músicos locais.

-0- PANA CS/IZ 10março2012

10 Março 2012 15:53:52


xhtml CSS