IV conferência internacional sobre paridade inicia-se em Dakar

Dakar, Senegal (PANA) – A IV conferência internacional sobre a paridade iniciou-se sexta-feira em Dakar sob a presidência do chefe do Estado senegalês, Abdoulaye Wade.

Este encontro de dois dias, que decorre sob o lema «Inscrever a paridade no centro do desenvolvimento. Para além da lei : implicações e perspetivas», é co-organizado pelo ministério senegalês da Cultura, Género e Quadro de Vida e por uma rede denominada «Género: a minha agenda» (GIMAC), sob a coordenação da Organização Não Governamental (ONG)  Mulheres África Solidariedade (FAS).

«O encontro, organizado de dois em dois anos, oferece uma plataforma de trocas, de ideias e de experiências entre as mulheres do continente e de outras regiões do mundo. Propõe estratégias e medidas para maximizar a implementação dos instrumentos a favor das mulheres», explicam os organizadores num documento entregue à imprensa.

«A questão da participação política das mulheres tornou-se, nestes últimos anos, numa problemática central nas estratégias de desenvolvimento», acrescenta o documento.

O objetivo global da conferência é discutir sobre o conceito de paridade e as implicações ligadas à sua adoção e aplicação como mecanismo de regulação da representativiade dos homens e das mulheres nas instâncias de tomada de decisões.

O encontro será marcada pela entrega, sexta-feira, do Prémio Africano de Excelência a favor do Género (African Gender Award 2011) à Presidente da Libéria, Ellen Johnson-Sirleaf.

-0- PANA SIL/AAS/IBA/CJB/DD    17junho2011

17 Junho 2011 17:59:33




xhtml CSS