IGAD saúda Etiópia e Eritreia por restabelecerem suas relações diplomáticas

Cartum, Sudão (PANA) – A Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento da África Meridional (IGAD) saudou o restabelecimento das relações entre a Etiópia e a Eritreia, considerando-o "fruto duma liderança forte e corajosa”.

Num comunicado de imprensa publicado segunda-feira no Djibuti e transmitido à PANA em Cartum, a IGAD indica que o seu secretário executivo, o embaixador Mahboub Maalim, enviou uma mensagem de felicitações ao primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed, para saudar a sua "liderança clarividente e corajosa com o seu compromisso de aplicar plenamente o Acordo de Argel e normalizar as relações entre a Etiópia e a Eritreia".

A resolução do litígio fronteiriço vai "com certeza" beneficiar os povos dos dois países e  contribuir para a realização das aspirações comuns para a paz e a integração económica da região segundo a realidade do continente africano.

« Por conseguinte, queremos reiterar o nosso apoio aos esforços bilaterais e encorajamos-lhes a manterem esta dinâmica positiva para a paz », declarou o responsável da IGAD.

Maalim exprimiu a esperança de que a Eritreia se junte à IGAD, de que já fazem parte o Sudão, a Etiópia, o Djibuti, o Quénia, o Uganda, a Somália e o Sudão do Sul.

"Visto que vocês continuam a vossa política de paz na região e a aproximação, ousamos esperar que a Eritreia se junte à comunidade da IGAD e tome a posição que lhe convém para promover, de forma colegial, a paz e o desenvolvimento na nossa região", regozijou-se Maalim.

-0- PANA MO/VAO/ASA/IS/IBA/SOC/FK/DD 11julho2018

10 Julho 2018 10:19:56


xhtml CSS