África do Sul comemora 30º aniversário da libertação de Mandela
Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - A África do Sul comemora esta terça-feira o 30º aniversário da histórica libertação de cadeia de Nelson Mandela.
A 2 de fevereiro de 1990, o Presidente Frederik DE Klerk surpreendeu o Mundo inteiro ao anunciar a libertação do mais velho prisioneiro político no Mundo e o levantamento da proibição do Congresso Nacional Africano, do Congresso Pan-africano, do Partido Comunista sul-africano e de outros movimentos de libertação.
Na tarde de 11 de fevereiro de 1990, Nelson Mandela saiu da cadeia de Victor Verster, situada no Cabo Ocidental, sob o olhar de vários milhões de telespetadores do Mundo inteiro que assistiam ao evento.
Vários milhares de pessoas precipitaram-se ao longo das ruas, enquanto o cortejo se dirigia para sede da cidade do Cabo, onde Mandela viria a pronunciar o seu primeiro discurso desde a sua condenação à prisão perpétua por traição em 1963.
A ele juntou-se o Presidente Cyril Ramaphosa, atual chefe de Estado que pronuncia esta terça-feira à tarde um discurso, a partir do mesmo balcão.
O arcebispo emérito Desmond Tutu e a sua esposa Leah, que tinham albergado Mandela naquela noite, prestaram homenagem ao prisioneiro tornado estadista, lembrando que, há 30 anos, Nelson Mandela saía de cadeia para impressionar a África do Sul e o Mundo com os seus valores humanos..
A Fundação Nelson Mandela afrmou que organizará três eventos na cidade do Cabo que realçarão “ as novas cadeias em África”.
Trata-se «das cadeias físicas que foram locais de encarceração e das faltas da justiça reparadora”.
Mandela e De Klerk receberam conjuntamente o Prémio Nobel da Paz em 1993. Monsenhor Tutu, que foi vencedor do mesmo Prémio, em 1984, e Mandela viveram ambos em Vilikaze Qtreet, em Soweto, que é a única rua no mundo a ter albergado dois vencedores do Prémio Nobel.
Mandela acedeu em 1994 ao poder ao preconizar a reconciliação racial. Ele faleceu a 5 de dezembro de 2013 aos 95 anos de idade.
-0- PANA CU/MA/NFB/JSG/FK/IZ 11fev2020