África do Sul celebra Dia Internacional de Mandela
Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, afirmou que o seu Governo está novamente empenhado em construir uma sociedade a que Nelson Mandela dedicou a sua vida.
Ramaphosa fez esta declaração por ocasião do 10.º aniversário da morte de Mandela (Presidente da África do Sul de 1004 a 1999), conforme foi declarado pelas Nações Unidas a 5 de dezembro de 2009, como o "Dia Internacional de Nelson Mandela", passando a efeméride a ser comemorada no mundo inteiro.
"Desde o advento da nossa democracia, temos envidado muito esforço e recursos para combatermos a pobreza e reduzirmos as desigualdades. Por meio de seus extensos programas de proteção social, o Governo forneceu apoio vital a milhões de sul-africanos, tirando muitos deles da extrema pobreza e atendendo a muitas das suas necessidades”, disse Ramaphosa.
O chefe do Estado sul-africano disse que a luta pela paz no mundo, pelo fim dos conflitos em todo o mundo e por uma verdadeira fraternidade internacional da humanidade foram os ideais defendidos por Nelson Mandela.
Acrescentou que estes ideais foram relevantes no passado e são ainda mais nesta terça-feira, pois muitas partes do continente e do mundo ainda estão em conflito.
Frisou que a experiência da África do Sul de negociar o fim do apartheid e construir uma democracia multipartidária é regularmente procurada por partes que procuram a acabar com conflitos.
-0- PANA CU/MA/MTA/JSG/MAR/DD 18Julho2023