Peste porcina africana mata mais de 4 mil porcos em Moçambique

 

Espungabera, Moçambique (PANA) – Uma epidemia de p este porcina africana matou mais de quatro mil porcos nas províncias de Sofala e Manica (centro de Moçambique), informou quinta-feira a Agência de Informação de Moçambique (AIM).

Mais de três mil animais terão morrido apenas em Sofala e mais de mil em Manica, onde a peste começou em Fevereiro.

As autoridades sanitárias registaram 990 porcos mortos apenas no distrito de Barue, em Manica, e alguns fazendeiros disseram terem perdido animais.

O governador provincial de Manica, Raimundo Diomba, disse ao Presidente Armando Guebuza, durante uma visita efectuada pelo líder moçambicano, que as autoridades sanitárias ordenam o abate de animais doentes e interditaram o movimento de porcos.

As autoridades lançaram também uma campanha de sensibilização no seio dos fazendeiros no quadro das medidas de prevenção.

Manica tems sido atingida por desastres naturais desde 2005, incluindo tempestades, seca, inundações e um terramoto que causou danos estimados em mais de 1,7 milhão de dólares americanos.

 
Espungabera - 24/03/2006
 
As vossas reacções

Assine | Contacte-nos | Webmaster | Copyright