Demissão do ministro cabo-verdiano das Finanças

 

Praia, Cabo Verde (PANA) - O ministro cabo-verdiano das Finanças, Planeamento e Desenvolvimento Regional, Carlos Burgo, demitiu-se por "motivos pessoais", apurou a PANA na cidade da Praia de fonte oficial.

O anúncio da demissão de Burgo, considerado com um dos principais responsáveis pela política económica e financeira do governo, foi feito pelo primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves.

A demissão apanhou de surpresa a generalidade dos observadores na capital cabo-verdiana, apesar de circularem rumores sobre a saída de Carlos Burgo do governo devido a divergências com alguns colegas do executivo e com o próprio primeiro-ministro.

Entretanto, José Maria Neves negou a existência de qualquer divergência com Carlos Burgo a quem teceu rasgados elogios pelo papel relevante desempenhado na recuperação da economia cabo- verdiana nos últimos dois anos e meio.

O primeiro-ministro cabo-verdiano adiantou que a saída de Carlos Burgo, que considerou como uma das maiores personalidades no domínio da macro-economia em Cabo Verde, deveu-se "a motivos de ordem estritamente pessoal", que, no entanto, se recusou a especificar.

Recentemente, o jornal "A Semana" noticiou que Carlos Burgo iria abandonar o Ministério das Finanças, Planeamento e Desenvolvimento Regional para assumir o cargo de governador do Banco de Cabo Verde.

A demissão do titular da pasta das Finanças, Planeamento e Desenvolvimento Regional implica igualmente a saída do governo do secretário de Estado adjunto da referida pasta, Manuel Frederico.

Os substitutos do ministro das Finanças e do seu secretário de Estado adjunto serão anunciados em breve.

Contudo, Carlos Burgo continuar a desempenhar as funções de presidente da Assembleia Municipal da Brava e de membro do Conselho Nacional e da Comissão Política do Partido Africano de Independência de Cabo Verde (PAICV, no poder).

Natural de Nova Sintra, Ilha da Brava, onde nasceu há 45 anos, Carlos Burgo é licenciado em Economia com especialização em Planificação Económica. Ele é igualmente diplomado em Sociologia e mestre em Ciências Económicas.

 
Praia - 18/10/2003
 
As vossas reacções

Assine | Contacte-nos | Webmaster | Copyright