Zuma homenageia Mandela

Qunu, África do Sul (PANA) – O Presidente sul-africano, Jacob Zuma, prestou homenagem ao seu antigo companheiro de luta, Nelson Mandela, afirmando domingo que este "deixou um eterno legado ao mundo".

Falando por ocasião do funeral em Qunu, o Presidente Zuma disse que este evento marca «  o fim de 95 anos de glória » .

« Estamos profundamente honrados pela vossa presença neste dia de luto dum grande filho da nação », acrescentou.

O Presidente Zuma prestou homenagem à primeira mulher de Mandela, Evelyn Mase, falecida em 2004, por ter educado as suas crianças em condições difíceis.

Zuma reconheceu que o mundo passou uma semana longa e dolorosa durante a qual ele se associou ao luto.

« Foste, com efeito, um homem extraordinário, vais ser para sempre uma referência, para nos guiar na longa marcha que nos leva à realização do ideal que desejaste para a África do Sul. Continuarás para sempre gravado nos nossos corações e nas nossas memórias », testemunhou o Presidente Zuma.

Por seu turno, o Presidente tanzaniano, Jakaya Kikwete, disse que Mandela e o Presidente fundador da Tanzânia, Julius Nyerere, construíram uma amizade forte que contribuiu para a prosperidade das duas nações.

Ele lembrou que Mandela foi acolhido por uma multidão imensa por ocasião da visita a Dar es Salaam depois da sua saída da prisão.

Enquanto isso, o primeiro Presidente zambiano, Kenneth Kaunda, de 89 anos de idade e amigo próximo de Mandela, considera que com o seu desaparecimento, este "deixa um vazio muito enorme".

-0- PANA CU/SEG/PBA/TBM/MAR/IZ 16dez 2013

16 december 2013 09:18:16




xhtml CSS