Zona de livre de livre comércio é apresentado na Cimeira da UA em Joanesburgo

Joanesburgo, África do Sul (PANA) - A maior zona de livre comércio do continente africano, que cobre 26 países, será apresentada na Cimeira da União Africana agendada de 14. 15 de Junho corrente em Joanesburgo, na África do Sul, indicaram sábado seus responsáveis.

O projeto de Zona de Livre Comércio Tripartida (TFTA) é uma zona comercial única e unificada que visa eliminar barreiras nos diferente blocos comerciais.

O Presidente do Banco Mundial (BM), Jim Yong Kim, declarou esta semana que o TFTA "vai pôr em movimento todo o continente para a frente".

O acordo assinado na semana finda pelos Presidentes Abdel Fattah Al-Sisi do Egito,  Robert Mugabe do Zimbabwe, pelo primeiro-ministro etíope, Hailemariam Desalegn e pelo Vice-Presidente da Tanzânia, Mohamed Bilal, durante uma cimeira em Charm el-Cheikh, estação balnear egípcia de luxo no Mar Vermelho.

O TFTA agrupa a Comunidade de Desenvolvimento da África Autral (SADC), a Comunidade da África Oriental (EAC) e o Mercado Comum para a África Oriental e Austral (COMESA), suscetíveis de culminar numa zona económica de um trilião de dólares americanos.

O seu pacto deve ainda ser aprovado pelos Parlamentos de todos os 26 países membros antes de ser instaurado, mas os seus dirigentes pensam que terão a luz verde em 2017.

-0- PANA CU/AR/MTA/IS/SOC/MAR/DD 14junho2015

14 Junho 2015 08:55:02




xhtml CSS