Zimbabwe eleito no CPS da União Africana

Addis Abeba- Etiópia (PANA) -- O Zimbabwe foi eleito sábado em Addis Abeba, na Etiópia, membro do Conselho de Paz e Segurança (CPS) da União Africana (UA) em representação da África Austral, anunciou o director dos Assuntos Jurídicos da organização panafricana, Ben Kioko.
A eleição decorreu durante a reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros em prelúdio à Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da UA que começa domingo na capital etíope.
O Comité Executivo dos Ministros dos Negócios Estrangeiros elegeu igualmente 10 membros do Conselho de Segurança para um mandato de dois anos.
Trata-se do Djibuti, do Ruanda, da Mauritânia, da Nigéria, da Namíbia, da África do Sul, do Benin, da Côte d'Ivoire, do Mali e do Tchad.
A Mauritânia foi readmitida no seio da UA depois duma breve suspensão, na sequência dum golpe de Estado militar em Agosto de 2008.
O director dos Assuntos Jurídicos da UA declarou que os candidatos foram eleitos no respeito estrito dos regulamentos em vigor relativos à eleição de novos membros no seio do CPS, cuja principal missão é velar pela manutenção da paz no continente.

31 Janeiro 2010 10:39:00




xhtml CSS