Zimbabue em estado de alerta para inundações no norte

Harare, Zimbabue (PANA) – O Zimbabue colocou esta quarta-feira os seus serviços de emergência em estado de alerta para evacuar as populações ameaçadas por inundações nas províncias de Baixos-Planaltos, no norte do pais, onde caem chuvas diluvianas nestas últimas semanas.

O Departamento dos Serviços Meteorológicos declarou que várias províncias do norte, fronteiriças da Zâmbia e de Moçambique, correm o risco ser inundadas, o que, disse, motivou o estado de alerta máximo em que estão colocada a Unidade de Proteção Civil.

"Houve chuvas diluvianas, mesmo se, por enquanto, a situção não está dramática. No entanto,  o solo está húmido e se houver mais chuvas os cursos de água serão inundados", declarou o diretor da Unidade de Proteção Civil, Madzudzo Pawadyira.

A ameaça agravou-se com a abertura de torneiras da gigantesca barragem de Kariba, sobre o rio Zambeze com o fito de libertar o excedente de água e impedir as paredes da barragem de desabar. indicou.

Chuvas incessantes estão a abater-se sobre o Zimbabue desde o início de janeiro. Em várias províncias, a pluviometria registada foi de 100 porcento acima da normalidade, de acordo com a fonte.

Até agora ainda não se deplorou nenhuma vítima muito menos a destruição de culturas, soube-se da mesma fonte.

-0- PANA RS/SEG/FJG/JSG/FK/DD 19jan2011

19 Janeiro 2011 19:24:15


xhtml CSS