Agência Panafricana de Notícias

Zâmbia pede resolução amistosa da crise política no Zimbabwe

Lusaka, Zâmbia (PANA) - O Presidente zambiano, Edgar Lungu, encorajou todas as partes no vizinho Zimbabwe a trabalhar para alcançar uma resolução rápida e pacífica da situação atual prevalecente no país, depois do controlo do poder pelos militares.

"Acompanhámos muito atentamente a evolução da situação no Zimbabwe. Mantemos abertas as nossas linhas de comunicação com a administração e discutimos com os nossos outros vizinhos da região. Encorajei todas as partes interessadas no Zimbabwe a trabalhar para alcançar uma resolução rápida e pacífica do impasse e a respeitar os direitos humanos", disse.

O Presidente Lungu encontra-se atualmente em visita de Estado no Cairo, capital do Egito, segundo um comunicado divulgado do seu conselheiro de Imprensa e Relações Públicas, Amos Chanda.

O ministro zambiano dos Negócios Estrangeiros, Harry Kalaba, que acompanhava o Presidente no Cairo, rumou para Gaberone, no Botswana, para participar numa reunião da Troika de Defesa e Segurança da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Em Gaberone, Kalaba vai juntar-se aos seus homólogos da África do Sul e de Angola, países que com a Zâmbia formam a Troika de Defesa e Segurança da SADC.

"A Zâmbia vai continuar a fazer pressão por medidas com vista a preservar a segurança no nosso quadro de cooperação regional. A SADC e a União Africana (UA) declararam sem equívoco o caráter sagrado das Constituições nacionais", declarou Kalaba antes de partir para Gaberone.

-0- PANA MM/AR/ASA/TBM/SOC/MAR/IZ 16nov2017