Zâmbia anula reconhecimento da República Democrática Saraui

Rabat, Marrocos (PANA) - A Zâmbia anulou o seu reconhecimento da República Árabe Saraui Democrática (RASD) e corta todos seus laços com a mesma, anunciou sexta feira em Rabat o ministro zambiano dos Negócios Estrangeiros, Joseph Malanji.

Esta decisão irreversível, tomada a 9 de julho de 2016, pela Zâmbia foi confirmada quinta-feira em Rabat, pelo chefe da diplomacia zambiana, durante uma conferência de imprensa conjunta com o seu homólogo marroquino, Nasser Bourita.

"A Zâmbia reafirma a anulação do seu reconhecimento da República Saraui e esta decisão será notificada à Organização das Nações Unidas (ONU) e à União Africana (UA), bem como a todas as suas Embaixadas no mundo", reiterou Malanji.

Acrescentou que a Zâmbia apoia o processo político levado a cabo sob a égide das Nações Unidas para se buscar uma solução para este diferendo regional.

O país não vai interferir e manterá uma posição de neutralidade, à espera duma solução política entre Marrocos e RASD.

Por sua vez, o ministro marroquino dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional afirmou que as relações entre Marrocos e Zâmbia registaram, nos últimos anos, "um desenvolvimento importante".

O ministro zambiano dos Negócios Estrangeiros efetua atualmente uma visita a Marrocos à frente duma delegação de alto nível, refere-se.

-0- PANA AT/IN/JSG/IBA/MAR/DD 03março2018

03 Março 2018 17:40:48


xhtml CSS