Youssou Ndour e Yannick Noah em concerto contra pobreza em África

Paris- França (PANA) -- Um concerto gratuito contra a pobreza em África vai reunir sábado em Paris várias estrelas mundiais, entre os quais os cantores senegalês Youssou Ndour e franco-camaronês Yannick Noah para sensibilizar o público e pressionar os países do G-8 (grupo das Nações mais industrializadas do mundo), cuja próxima cimeira, de 6 a 8 de Julho na Escócia, tem como temas principais África e as mudanças climáticas.
Cerca de 200 mil pessoas são esperadas para o espectáculo na capital francesa que se inscreve na operação "Live 8" promovida pelo cantor britânico Bob Geldof, que organizou há 20 anos o projecto "Live Aid" para recolher fundos para o combate contra a fome na Etiópia.
Outros concertos do mesmo tipo serão realizados simultaneamente em Roma (Itália), Berlim (Alemanha), Filadélfia (Estados Unidos), Toronto (Canadá) e Tóquio (Japão).
Estes concertos visam obter dos países ricos a duplicação da ajuda financeira, o perdão da dívida e o levantamento parcial das barreiras aduaneiras que bloqueam o acesso dos produtos africanos aos mercados dos países desenvolvidos.
Eles deverão ser assistidos por cerca de 85 por cento da população mundial, ou seja 5,5 biliões de pessoas em 140 países.

02 Julho 2005 10:40:00


xhtml CSS