X cimeira da Francofonia inicia-se em Ouagadougou

Ouagadougou- Burkina Faso (PANA) -- A X cimeira da Organização Internacional da Francofonia (OIF) abriu sexta-feira às 10h30, hora local e GMT, no centro internacional de conferências de Ouaga 2000, constatou a PANA na capital burkinabe.
Este encontro de dois dias, que agrupa 15 chefes de Estado e seis primeiros-ministros, é orientado pelo Presidente Burkinabe Blaise Compaoré sob o lema: "A Francofonia, espaço solidário para um desenvolvimento sustentável".
De acordo com os observadores, importantes questões políticas vão dominar os trabalhos, nomeadamente a situação nos Grandes Lagos representados por quatro chefes de Estado e um primeiro-ministro, designadamente os Presidentes do Ruanda, da República Democrática do Congo, do Congo Brazzaville e do Gabão, bem como o primeiro-ministro do Burundi.
As reuniões ministeriais decorridas antes da cimeira adoptaram nomeadamente dois projectos de resolução, sendo o primeiro sobre o Médio Oriente e que reafirma o apoio da Francofonia ao "Roteiro de paz", o plano de paz elaborado pelas Nações Unidas para esta parte do globo.
O segundo projecto de resolução, que está relacionado com a Côte d'Ivoire, exige a aplicação estrita dos acordos de Linas Marcoussis e Accra III, adoptados respectivamente em Janeiro de 2003 e em Julho de 2004, como única via para pôr fim à crise ivoiriense.
A OIF agrupa 51 Estados e governos com o estatuto de membros efectivos e cinco países observadores repartidos em cinco continentes.

26 Novembro 2004 12:35:00




xhtml CSS