Winnie Madikizela Mandela sofre nova operação

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) – O estado de saúde de Winnie Madikizela Mandela, ex-esposa do defunto Presidente sul-africano Nelson Mandela, é cada vez mais preocupante e anuncia-se que ela vai dever submeter-se a uma nova operação cirúrgica quinta-feira.

Ela já foi operada por problemas da coluna em março último, mas esta intervenção cirúrgica efetuada numa clínica de Joanesburgo tem apresentado complicações, pelo que a ex-esposa de Nelson Mandela continuou hospitalizada desde então. Ela sofre igualmente de diabete.

A Organização Cívica Nacional Sul-Africana (SANCO) desejou-lhe  uma pronta recuperação.

“Os nossos pensamentos e as nossas orações estão com ela. Estamos confiantes na resiliência, na coragem e no espírito de combate da mãe da Nação, e os tratamentos que ela está a receber da equipa médica que está a tratá-la vão restabelecê-la”, declarou o porta-voz nacional da SANCO, Jabu Mahlangu.

Na semana passada, o pedido de Winnie Mandela para a obtenção da residência rural do seu ex-marido foi rejeitado pelo Alto Tribunal de Mathatha.

Ela suscitou polémica no ano passado, quando recorreu à Justiça para reivindicar aquela propriedade, alegando que o seu divórcio com  o ex-Presidente tinha sido obtido fraudulentamente.

Winnie Mandela, que era depositária das esperanças dos Sul-africanos negros durante o longo encarceramento de Nelson Mandela,  continuou casada com este último durante 38 anos até ele se tornar Presidente da África do Sul em 1994,  numa altura em que eles já estavam separados desde 1992 após um escândalo em que ela esteve implicada.

O seu divórcio foi finalizado em 1996, e Nelson Mandela casou-se com a ex-Primeira Dama moçambicana, Graça Machel, durante o seu 80º aniversário, excluindo Winnie Mandela do seu testamento.  

Ele faleceu em 2013 e foi sepultado naquela propriedade em causa.

-0- PANA CU/MA/FJG/JSG/IZ 13avr2016

13 أبريل 2016 20:58:35




xhtml CSS