Agência Panafricana de Notícias

Washington condena assassínio de ativista de direitos humanos nos Camarões

Washington, DC, Estados Unidos (PANA) - Os Estados Unidos condenaram o assassinato de Eric Ohena Lembembe, diretor-executivo da Fundação Camaronesa de Luta contra a SIDA (CAMFAIDS), uma organização dedicada também à defesa dos direitos dos homossexuais, bissexuais e transgéneros (LGBT) nos Camarões.

Lembembe foi encontrado segunda-feira morto, depois de torturado na sua casa em Yaoundé, a capital do país, denunciou a CAMFAIDS.

"Deploramos o assassinato brutal de Eric Ohensa Lembembe. Condenamos este ato terrível nos termos mais fortes e exortamos as autoridades camaronesas a fazerem rapidamente investigações minuciosas e julgarem os responsáveis por este falecimento", declarou o Departamento de Estado num comunicado transmitido à PANA em Washington.

Há duas semanas, Lembembe denunciou roubos ocorridos nos escritórios de organizações de defesa dos direitos dos gays.

O escritório local duma destas organizações, Alternatives-Cameroun, foi incendiado a 26 de junho último.

"Os Estados Unidos defedem ativamente o respeito pelos direitos de todas as pessoas, incluindo as LGBT, nos Camarões e no mundo inteiro. Vamos continuar a apoiar os ativistas, como Lembembe, que defendem os diretos de todas as pessoas, pouco importa quem elas são ou a quem elas amam", conclui o comunicado.

-0- PANA SEG/NFB/JSG/MAR/DD 17julho2013