Voos retomam no aeroporto de Tripoli

Tripoli, Líbia (PANA) - O tráfego aéreo retomou terça-feira à noite no aeroporto de Tripoli, após uma suspensão na sequência dum assalto dum grupo armado, segunda-feira.

Segundo fontes aeronáuticas no aeroporto de Tripoli, o tráfego voltou à normalidade no aeroporto com a partida dum voo internacional para a Europa.

Um voo da companhia aérea austríaca Austrian Airlines deixou às 17 horas 5 minutos (hora local) o aeroporto de Tripoli para Viena com 52 passageiros a bordo, anunciou o representante da companhia aérea alemã Lufthansa, Abdelwahid Al-Cheibani, citado pela Agência Líbia de Notícias (LANA).

Um grupo armado invadiu segunda-feira o aeroporto de Tripoli, bloqueando totalmente o tráfego aéreo para pressionar o Governo a determinar as circunstâncias do rapto do seu comandante, o coronel Abouajila Al-Habchi.

O tráfego aéreo foi suspenso no aeroporto de Tripoli até nova ordem, segundo a Agência Líbia de Notícias, citando fontes da célula de controlo da navegação do aeroporto.

A mesma fonte indicou na altura que o pessoal do aeroporto não recebeu instruções para a retomada do trabalho.

Assim, o tráfego aéreo continuou suspenso até esta terça-feira à tarde, apesar do controlo pelos órgãos estatais da situação de segurança desde segunda-feira à noite e da retirada dos grupos armados do aeroporto e das zonas vizinhas.

Informações divulgadas terça-feira pela imprensa local dão conta da suspensão pela companhia aérea maltesa dos seus voos para Tripoli, precisando que ela propôs aos seus clientes um voo para Benghazi (mil 50 quilómetros a leste de Tripoli).

Lembre-se que o sub-secretário do Ministério líbio do Interior, Omar Al-Khadharaoui, anunciou,  segunda-feira à noite, que o Estado e as suas forças de segurança retomaram o controlo completo do aeroporto.

Na ocasião, anunciou também a detenção de várias pessoas entre os assaltantes que ele qualificou de « saqueadores », bem como o confisco de vários dos seus veículos e engenhos utilizados nesta operação de sabotagem.

Os voos passaram então a efetuar-se, desde segunda-feira à noite, no aeroporto de Maatigua (seis quilómetros, a leste de Tripoli).

-0- PANA BY/TBM/SOC/FK/TON 06junho2012

06 Junho 2012 11:28:51




xhtml CSS