Vítimas regressam a casa após cheias no Zimbabwe

Harare- Zimbabwe (PANA) -- Milhares de vítimas das cheias no nordeste do Zimbabwe começaram a regressar as suas casas domingo, na sequência de garantias dadas pelos serviços de socorro de que as águas tinham baixado a níveis seguros.
Três pessoas morreram e mais de 6.
000 outras ficaram deslocadas pelas enchentes no distrito de Muzarabani na sequência de chuvas incessantes durante a últmia semana.
Mas funcionários da Unidade e Protecção Civil(CPU) disseram que as cheias, que arrastaram consigo pontes e destruíram casas e culturas agrícolas, diminuíram em muitas áreas do distrito, permitindo o regreso das pessoas as sua casas.
"A distribuição de alimentos continua a ser feita, mas a maior parte das pessoas regreassarm já a sua vida normal," disse o director do CPU Madzudzo Pawadyira.
As agências humanitárias disseram que muitas das vítimas das cheias tinham necessidades de assistência num futuro próximo, devido as colheitas que foram extensivamente danificadas.
No auge das cheias, foram mobilizados helicópteros das forças armadas para transportarem alimentos e socorrer cidadãos que estavam em perigo nas aldeias afectadas.

02 Março 2003 12:46:00


xhtml CSS