Agência Panafricana de Notícias

Violenta repressão duma manifestação islâmica em Nouakchott

Nouakchott, Mauritânia (PANA) - A Polícia antimotim da Mauritânia dispersou violentamente, na tarde de sexta-feira, uma manifestação dirigida pelo movimento islâmico radical do país, cujo objetivo era protestar pela libertação de Mohamed Ould M'Kheitir, um jovem blogueiro condenado à morte por "apostasia" por um tribunal criminal em Nouadhibou (norte), constatou a PANA no local.

Agrupados em vários pontos após a oração muçulmana de sexta-feira à tarde, os participantes nesta marcha proibida foram violentamente reprimidos pelos elementos da Polícia, usando gás lacrimogéneo e bastões, com um balanço de vários feridos, nomeadamente nas fileiras dos islamitas.

Assim, na sexta-feira à noite, a Polícia antimotim foi desdobrada em todos os locais estratégicos do centro da cidade e nas proximidades do Palácio Presidencial.

Várias vias foram fechadas ao tráfego automóvel. O blogueiro Mohamed Ould M'Kheitir foi posto em liberdade, quinta-feira à tarde, pelo Tribunal de Recurso de Nouadhibou, composto por novos magistrados e chamado a pronunciar-se pela segunda vez sobre o mesmo caso em 19 meses.

O jovem blogueiro foi libertado após três anos de prisão preventiva que cobriram a pena ordenada através do veredito de quinta-feira, 09 de novembro de 2017.

-0- PANA SAS/TBM/DIM/IZ 11nov2017