Agência Panafricana de Notícias

Violências pós-eleitorais na Nigéria causam pelo menos 10 mortos

Lagos, Nigéria (PANA) – Pelo menos 10 pessoas foram mortas, veículos, casas e outros bens queimados ou destruídos em violências pós-eleitorais ocorridas domingo nos Estados de Bauchi e Gombe, no norte da Nigéria, noticia a imprensa local.

Os confrontos começaram depois de militantes do Congresso para a Mudança Progressita (CPC), um partido da oposição, alegarem que os agentes eleitorais e o Partido Popular Democrático (PDP), no poder, estavam de conivência.

Em Bauchi, o gabinete de campanha do governador do Estado, Isa Yuguda, foi destruído e vários veículos pertencentes aos agentes do PDP incendiados por jovens furiosos.

O mesmo tratamento foi reservado aos oficiais do PDP em outras partes deste Estado, nomeadamente em Azare, onde jovens furiosos queimaram a casa do presidente do partido no poder no Estado de Bauchi, Ibrahim Yaro-Yaro, bem como a do secretário-nacional adjunto do partido, Musa Babayo.

Em Misau, a casa familial do secretário do Governo do Estado, Ibrahim Dandja, foi incendiada, e em Alkaleri jovens puseram fogo em edifícios e veículos.

Em Gombe, tentativas de incendiar a residência privada do governador do Estado, Danjuma Goje, fracassaram, mas os protestantes destruíram a casa do presidente do PDP no Estado e as dos seus vizinhos.

Os manifestantes deploram sobretudo o resultado de cerca de 32 porcento registrados pelo PDP neste Estado.

Soldados armados e polícias antimotim foram desdobrados nos locais estratégicos em Bauchi para preservar a paz, ao passo que os protestantes foram detidos.

O CPC registrou excelentes resultados no Norte de maioria muçulmana, mas insuficientes para dar a vitória ao candidato do partido às presidenciais, Muhamadu Buhari, nas eleições de sábado ganhas pelo Presidente cessante, Goodluck Jonathan, segundo os resultados provisórios.

-0- PANA SEG/NFB/JSG/MAR/TON 18abril2011