Agência Panafricana de Notícias

Videoconferência para interrogar a partir do Tchad testemunhas no caso Hissène Habré

Dakar, Senegal (PANA) - Testemunhas tchadianas impedidas de viajar para Dakar para o julgamento do ex-Presidente do Tchad, Hissein Habré, serão interrogadas via videoconferência, soube a PANA de fonte oficial na capital senegalesa.

"Implementámos um dispositivo de videoconferência graças a um parceiro experientenesta área porque há testemunhas que não poderão fazer a viagem para Dakar, mas cujos depoimentos são importantes. Este sistema vai permitir interrogá-las sem problemas", garantiu Marcel Mendy, chefe da célula de comunicação das Câmaras Africanas Extraordinárias, criada para julgar o ex-Presidente Tchadiano a 20 de julho corrente.

Segundo ele, as CAE assumiram plenamente a viagem e a estadia de uma centena de pessoas cujos testemunhos são esperados durante o processo que ocorre na capital senegalesa.

"Do ponto de vista da convocação de testemunhas, as citações já saíram e aquelas provenientes do Tchad constituem o grosso da tropa", precisou Mendy, insistindo nas disposições tomadas pela sua instituição a fim de garantir a segurança das testemunhas durante todo o tempo que eles vão ficar na capital senegalesa.

-0- PANA KARL/DIM/DD 14julho2015