Vice-primeiro-ministro belga representa seu país na cimeira de Francofonia em Kinshasa

Bruxelas, Bélgica (PANA) – O vice-primeiro-ministro e ministro dos Negócios Estrangeiros da Bélgica, Didier Reynders, representará o seu país na cimeira da Organização Internacional da Franconfonia (OIF) prevista para 12 a 14 outubro proximo em Kinshasa, a capital da República Democrática do Congo (RDC), soube a PANA       terça-feira de fonte governamental em Bruxelas.

Didier Reynders será acompanhado por Ruddy Demotte, ministro da Valónia, na ausência do primeiro-ministro belga, Elio Di Rupo.

Este último não poderá participar na cimeira nomeadamente por causa do desenrolamento, na Bélgica, na mesma data, das eleições comunais às quais ele concorrerá enquanto candidato à sua própria sucessão, por ser o administrador cessante da região de Mons (centro-oeste).

O chefe da diplomacia belga chegará a Kinshasa a 10 de outubro próximo e aproveitará os dois dias anteriores à abertura da cimeira para manter encontros ao mais alto nível do Estado congolês, indica um comunicado do Governo belga.

Didier Reynders poderá igualmente evocar, com dirigentes congoleses, a evoluição da situação de segurança em Kivu-Norte, no leste do país,  onde milícias do movimento M23 continuam a aterrorizar a população local, provocando deslocamentos maciços e criando uma verdadeira catástrofe humanitária.

-0- PANA AK/DIM/DD 20setembro2012

20 Setembro 2012 09:47:15




xhtml CSS