Agência Panafricana de Notícias

Vice-presidente do Conselho de Transição detido no Mali

Bamako, Mali (PANA) - O quarto vice-presidente do Conselho Nacional de Transição (CNT), órgão legislativo da Transição, no Mali, Issa Kaou N'Djim, está detido desde terça-feira, acusado de perturbar a ordem pública e atacar o crédito do Estado, soube a PANA sexta-feira de fonte judiciária.

Ele devem comparecer em tribunal para ser julgado "por perturbar a ordem pública e colocar em risco o bem público", segundo a mesma fonte.

Várias formações políticas, incluindo o ACRT de Kaou Djim, o Partido Africano para a Renascença Nacional (PARENA) e o Partido da Convergência para o Desenvolvimento do Mali (CODEM) condenam esta detenção do vice-presidente da CNT, que constitui, para eles, um ataque à liberdade de expressão e às liberdades públicas conquistadas arduamente.

Recentemente, Issa Kaou Djim, através das redes sociais, critica violentamente o primeiro-ministro do Mali, Choguel Kokalla Maiga, pelas suas posições perante França e CEDEAO, cujo representante no Mali foi declarado "persona non grata", por alegado comportamento não conforme aos seu estatuto.

-0- PANA GT/JSG/SOC/IZ 29oct2021