Vice-Presidente do Burundi na cimeira da UA

Bujumbura, Burundi (PANA) - O primeiro Vice-Presidente da República para as Questões Políticas e de Segurança, Gaston Sindimwo, deixou Bujumbura, sexta-feira, com destino a Addis Abeba, para representar o chefe de Estado burundês, Pierre Nkurunziza, na 30ª cimeira da União Africana (UA), de 28 e 29 de janeiro, na capital etíope.

O Presidente Nkurunziza faz-se representar em diferentes encontros internacionais cimeiros desde a tentativa de golpe de Estado militar abortado de maio de 2015 contra o seu regime.

A situação do Burundi têm dominado ultimamente todas as cimeiras da UA, às vezes com profundas divisões dos países-membros, a respeito da ideia natimorta duma "Missão Africana de Proteção no Burundi" (MAPROBU) integrada por cinco mil homens.

Questões políticas, económicas e sociais que afligem o continente africano estão na agenda da 30ª cimeira da UA.

A luta contra a corrupção, o estabelecimento duma zona de comércio livre, a liberalização do céu africano, ou ainda as reformas a aplicar para o bom funcionamento da instituição pan-africana estão igualmente entre os principais pontos da agenda da cimeira.

-0- PANA FB/IS/MAR/IZ 26janeiro2018

26 يناير 2018 18:53:36




xhtml CSS