VI encontros africanos da fotografia apresentados em Paris

Paris- França (PANA) -- Os VI encontros africanos da fotografia agendados para 10 de Novembro a 10 de Dezembro próximos em Bamako, no Mali, foram apresentados quinta-feira em Paris pelos seus organizadores, constatou a PANA no local.
Intervindo em conferência de imprensa nessa ocasião, Simon N'Jami, comissário geral destes encontros, sublinhou a importância da exposição nas perspectivas da construção de África.
"Os encontros africanos da fotografia sob o lema "um outro mundo", são um evento essencial para África porque são um dos raros momentos em qure se pode ver fotos dos africanos nos africanos.
Fotos que mostram sobretudo o dia-a-dia dos africanos, longe de preconceitos e clichés", disse.
Este ano os fotófrafos presentes na exposição vão realizar actividades em escolas de Bamako, prosseguiu N'Jani, acrescentando que "prevemos igualmente publicar durante as ocorrências um jornal".
O comissário geral destes encontros indicou que vai haver na mesma ocasião um atelier pedagógico para permitir aos que o desejam aprender técnicas de base da fotografia.
Revelou que dos 150 fotógrafos que apresentaram as suas obras, apenas 37 foram retidos.
"Retivemos deliberadamente os fotógrafos cujas obras refletem a realidade africana.
Portanto, só considerámos os 37 vindos de 17 países e que vão expor 380 imagens", acrescentou N'Jani.
Lançados de maneira simples em 1994 com as obras fotográficas do maliano Malick Sidibé, os encontros de Bamako, que se realizam de dois em dois anos, tornaram-se hoje na maior manifestação da fotografia moderna em África.

13 Outubro 2005 19:10:00


xhtml CSS